Iniciativas Nova Era

O Nova Era elegeu os seus pilares de atuação frente a necessidade de controlar recursos e resíduos que afetem de maneira direta ou indireta o meio ambiente. Desse modo contribui para a conservação e bom uso de sua cadeia de processos, favorecendo, apoiando e conservando os recursos naturais, sem abalar gerações futuras.

O levantamento das necessidades de investimento para esta finalidade é avaliado em diversas ocasiões e, a partir de cada setor que compõe o Grupo. Validadas as oportunidades aptas de melhorias e impacto positivo ao Grupo Nova Era, colaboradores, sociedade e ao meio ambiente em si, elegem-se Projetos e iniciativas que tragam essa transformação em forma de resultados práticos e reais.

Sendo assim, o Grupo Nova Era já conta com estratégias e ferramentas que possibilitam esses resultados com grande valor agregado. Você confere essas estratégias e ferramentas a partir dessa página.

PROJETO PRODUTORES

0 Projeto atua em três frentes:

1- Estimular o empoderamento dos produtores;
2- Dar assistência técnica;
3- Promover o acesso a uma cadeia de preço justo.

É desenvolvido num processo inovador de co-criação com a comunidade, respeitando a cultura e tradições locais.

Trata-se de um projeto de valor compartilhado (criação de valor econômico para a empresa a partir da geração de benefícios para a sociedade). Ao desenvolver a região e incluir o produto em seu portfólio, o Nova Era vai atingir dois objetivos: gerar lucro e transformação social, além de entregar aos consumidores um produto de alta qualidade incentivando a economia local.

Atualmente trabalhamos com 20 Comunidades produtoras, liderando e implementando a cadeia logística, articulação de parcerias, na assistência técnica e na integração da cadeia de valor. Nossa área de atuação está localizada nos estados do Amazonas e Roraima. Dentre as comunidades trabalhadas podemos citar: Arapapa, Bela Vista, Novo Airão, Rio Preto da Eva, Comunidade Brasileirinho, Barroso, Presidente Figueiredo, Cooperativa Halloween, Manacapuru, Iranduba, Boa Vista dentre outras. A expectativa é crescer nosso impacto frente as 40 famílias já trabalhadas e avançar em outros ramos de produção, como granjas e açudes.

PROJETO NOVA ERA EM MOVIMENTO

Para quem está pensando em começar uma atividade física e adotar um estilo de vida saudável, o Nova Era possui uma programação gratuita, oferecendo aulas de funcional e ritmos brasileiros, nas unidades da avenida Torquato Tapajós, bairro de Flores e unidade Grande Circular, bairro Jorge Teixeira.

O projeto acontece desde 2017, e tem o objetivo de mostrar os benefícios de se ter estilo de vida ativo aliado a momentos de diversão, estimulando assim hábitos saudáveis na população.

Confira os locais e horários das aulas:


Projeto Nova Era em Movimento – Nova Era Torquato Tapajós.

Segundas e sextas feira: 07h às 08h
Terças e Quintas feira: 19h às 20h


Projeto Nova Era em Movimento – Nova Era Grande Circular.

Terças e quintas feira: 18:30h às 20h

As modalidades oferecidas são direcionadas a pessoas de todas as idades. Para participar basta ir até a unidade do Nova Era nos dias e horários das aulas, não há necessidade de prévia inscrição.
O Projeto Nova Era em Movimento, de acordo com o educador físico Marcelo Vasconcelos, responsável por ministrar as aulas, mistura elementos de dança com ginástica. Já na aula de ritmos brasileiros, os participantes se exercitam ao som de samba e axé. No treinamento funcional, os alunos realizam repetições de atividades do cotidiano, como correr, pular e puxar, para se exercitar.

Marcelo explica que, entre os benefícios das aulas, estão o fortalecimento da musculatura, melhoria da circulação sanguínea, maior condicionamento físico, redução de peso e aumento da imunidade. A prática de exercício também contribui para a melhoria da autoestima e redução do estresse.

Quer participar? Então anota aí:

Instrutor: Marcelo Vasconcelos.


Unidade Nova Era Torquato Tapajós.

Segundas e sextas feira: 07h às 08h

Terças e Quintas feira: 19h às 20h


Unidade Nova Era Grande Circular.

Terças e quintas feira: 18:30h às 20h


Público-alvo: Pessoas de todas as idades.

PROJETO MELHOR IDADE NOVA ERA

Nosso projeto: Melhor Idade, foi o vencedor do Prêmio Ser Humano, na modalidade de gestão de pessoas – administração, realizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do Amazonas (ABRH AM.)

Esse prêmio, destaca as empresas e profissionais que dedicam-se à implantação de inovações para a valorização das pessoas e desenvolvimento sustentável, dentro e fora das organizações.

Nosso projeto, Melhor Idade, tem o objetivo de promover a recolocação, no mercado de trabalho, de pessoas acima de 60 anos ou que estão próximas de completar essa idade. Até o final do ano de 2018 essa viabilidade era possível apenas para as contratações temporárias do período das festas de final de ano, mas, se tornou permanente nesse ano de 2019.

O projeto tem por objetivo trazer à ativa toda energia, disposição e experiência desses trabalhadores. A idade não é um fator limitador para esses colaboradores. Pelo contrário, eles são extremamente competentes e empenhados nas funções que desenvolvem.

Nossos superatacados, contam com 41 funcionários na faixa etária do projeto “Melhor Idade”, atuando em funções diversas nas unidades, nos bairros Compensa, Flores, Grande Circular e Shopping Manaus Via Norte.

Então, ao encontrar um deles por nossas lojas, não economizem em abraços e simpatia.

Porque eles fazem do Nova Era, um lugar, para você se sentir ainda mais em casa.

“A idade não é um fator limitador para esses trabalhadores. Pelo contrário, eles são extremamente competentes e empenhados nas funções que desenvolvem. São compromissados com o trabalho e atendem com excelência", destaca.

PROJETO AGENTES DO BEM

O Abrigo Coração do Pai, instituição que atende a cerca de 50 crianças em situação de vulnerabilidade social em Manaus e Iranduba, recebeu a doação de brinquedos, alimentos e artigos de higiene pessoal, arrecadados por voluntários dos supermercados Nova Era, Pátio Gourmet e Barato e Pronto.

O projeto “Agentes do Bem”, desenvolvido por voluntários do grupo nova era, tem por objetivo estimular, entre os funcionários, a prática de ações solidárias. Pontos de arrecadação de doações são instalados em todas as unidades, feita as separações de acordo com as necessidades de cada instituição, os donativos são encaminhados para entrega.
Os “Agentes do Bem” possuem várias ações ao longo do ano afim de ajudar entidades do terceiro setor, enaltecendo o maravilhoso trabalho de amparo e auxilio que realizam.
O Abrigo Coração do Pai, uma das beneficiadas, é uma instituição que atende cerca de 50 crianças em situação de vulnerabilidade social em Manaus e Iranduba. Com as doações recebidas transformou seu dia das crianças em um dia único e inesquecível para as crianças atendidas..

COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS ALIMENTARES

As estruturas das lojas de Superatacado do Grupo Nova Era estão adequadas a aproveitar os resíduos gerados a partir do consumo interno de alimentos, em especial aqueles produzidos por nossos colaboradores. Assim, para evitar e minimizar o impacto que esses resíduos causariam ao meio ambiente, através do descarte incorreto, é realizada a coleta e posteriormente sua compostagem. 

Com esse processo, devolvemos ao meio ambiente resíduos alimentares já em formato de adubo, contribuindo assim para um melhor tratamento do solo e reutilizando os recursos naturais de maneira responsável.

REDUÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL

Praticamos a iniciativa de logística reversa com ações que cuidam do retorno dos materiais mais nocivos ao meio ambiente, como caixas de papelão, sacolas plásticas e materiais diversos montados com essas matérias primas. Esse tipo de iniciativa é apoiada pelas Normas ISO 14000 em empresas preocupadas com a gestão ambiental. O Grupo Nova Era compreende e adota essa realidade.

Com a visão de não mais aceitar resíduos de embalagens descartáveis como lixo, apostamos na reutilização e no processo de reciclagem. Desse modo transformamos materiais, que seriam inutilizados, em matéria-prima.

Lidamos com uma grande quantidade desses resíduos em nossas lojas, por isso, retornamos os mesmo para a indústria de maneira direta, ou de maneira indireta, encaminhando a centros produtivos, passando assim por cooperativas de reciclagem que transformam estes resíduos em novas embalagens.